Participação em projectos relevantes para a Educação de Infância

- 2008/2009 - Elemento do Grupo de Reflexão sobre Avaliação na Educação Pré-escolar da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI);

- 2007/2008 - Elemento da equipa do Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, da DGIDC, da ESE de Viseu. Principais funções e contributos:

I) Apresentação, no âmbito de formação contínua, de uma exposição relativa a um estudo de caso do projecto DQP, a partir da obra de Pascal, C; Bertrand, T. (EDS, 2000). Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias: Nove estudos de caso. Porto: Porto Editora;

II) Colaborações nas reflexões e análises da versão provisória do documento Avaliação e Desenvolvimento da Qualidade nos estabelecimentos de educação Pré-escolar: Um Programa de desenvolvimento Profissional (da autoria de Christine Pascal, Anthony Bertram, Fiona Ramsdem, Jean Georgeson, Maureen Saunders e Claire Mould, traduzido pelo Departamento de Educação Básica e editado pela DGIDC, com os apoios da Brtish Council e Fundação Calouste Gulbenkian, em 1998) no respeitante aos seguintes instrumentos: Guiões das Entrevistas, Ficha de Caracterização do Estabelecimento Educativo, Ficha do Educador(a), Ficha do Espaço Educativo;

III) Treino do uso dos seguintes instrumentos na acção de formação: Escala de Envolvimento da Criança, Escala de Empenhamento do Adulto, Ficha das Oportunidades Educativas;

IV) Acompanhamento a duas formandas de dois Agrupamentos de Escolas de Lamego, nos processos de observação e registo, em contexto, relativos à utilização dos seguintes instrumentos DQP: Escala de Envolvimento da Criança, Escala de Empenhamento do Adulto, Ficha das Oportunidades Educativas, bem como no desenvolvimento do estudo aí efectuado no âmbito da acção de formação;

V) Apoio na elaboração do trabalho final das educadoras/formandas, do referido agrupamento, na acção identificada, para efeitos de apresentação na sessão de encerramento da acção de formação (com a presença de um elemento DGIDC);

VI) Tratamento estatístico e gráfico dos resultados dos seguintes instrumentos do Estudo de Caso da ESEV, relativo à implementação do Projecto DQP: Escala de Envolvimento da Criança, Escala de Empenhamento do Adulto, Ficha das Oportunidades Educativas